Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 38

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 39

Strict Standards: Non-static method PhocaGalleryPath::getPath() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 40

Strict Standards: Non-static method PhocaGalleryPath::getInstance() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/administrator/components/com_phocagallery/libraries/phocagallery/path/path.php on line 36

Debates dominam o 2º dia de realização do Fórum de Atualização Sindical

Intensos debates e ativa participação dos dirigentes na elaboração de propostas para o movimento sindical das profissões liberais deram a tônica do 2º dia do evento

A primeira atividade do segundo dia do Fórum de Atualização Sindical foi a realização da palestra “A CNPL e as Ações para Garantias da Liberdade Sindical, proferida por Amadeu Garrido de Paula,advogado Especialista em Direito Constitucional.

Em sua apresentação, o constitucionalista ressaltou a importância do tema liberdade sindical. “A conquista da liberdade para a realização de suas atividades na plenitude é uma luta inerente ao movimento sindical há décadas. E essa luta ainda não terminou. Hoje vemos o estado ainda intervindo no movimento sindical e a posição da CNPL é a de não permitir nenhuma intervenção do estado na vida dos sindicatos, em plena consonância com o artigo 8º da Constituição Brasileira. Neste aspecto interpomos vários processos no Supremo Tribunal Federal, no sentido de que o Ministério do Trabalho e Emprego se abstenha de intervir nas atividades sindicais”, afirmou Garrido.


Na seqüência, Flávio Tonelli, advogado e Consultor Legislativo, apresentou a palestra “O Impacto da Globalização na Economia Brasileira”. Na ocasião, Tonelli abordou as ações e impactos da economia globalizada nas relações de trabalho, com destaque para as perspectivas em relação aos profissionais liberais.

“Os Fóruns de Atualização Sindical são importantes porque permitem qualificar os dirigentes sindicais dotando-os com capacitação técnica e política necessárias para um bom desempenho das funções.E nesse aspecto, a abordagem das complexidades do universo econômico, com seus reflexos em escala global, nacional e regional, demonstram ao dirigente o quão importante significa estar atualizado e como isso impacta na tomada de decisões em bases mais sólidas e realistas, buscando sempre o fortalecimento do movimento sindical das profissões liberais”, explicou Tonelli.

Grupos de discussão

O ponto alto do evento se materializou na intensa troca de experiências e informações entre os dirigentes presentes, reunidos em uma plenária, que analisaram e debateram todas as informações disponibilizadas durante os dois dias de realização do Fórum, em Fortaleza. Ao término do evento, foi elaborado um Relatório Final, resultado do consenso produzido pelas discussões dos temas apresentados.

Para Francisco Teônio, presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Ceará, os resultados alcançados pelo Fórum foram bastante proveitosos. “Considero os resultados obtidos pelo Fórum bastante relevantes, pois estimulam aos dirigentes a opção pelo caminho da responsabilidade, e também quanto a importância e a necessidade de ações mais objetivas e concretas dos sindicatos que compõem a base da CNPL”, conclamou Teônio.

Ao comentar os bons resultados obtidos pela realização deste primeiro evento em Fortaleza, o presidente da CNPL, Carlos Alberto de Azevedo, se mostrou bastante satisfeito com o alto nível e a excelente receptividade dos dirigentes sindicais da Região Nordeste, que foi muito bem representada.

“Este primeiro Fórum de Atualização Sindical, realizado aqui em Fortaleza, representando a Região Nordeste, atingiu todos os objetivos propostos, dentre os quais trazer a CNPL para mais perto de suas bases, mexer com a base, mostrar para a base o que está acontecendo em relação às intervenções do governo em nosso movimento, das perspectivas e ações a serem tomadas e principalmente em promover a importância da atualização e qualificação permanente de nossos dirigentes”, finalizou Azevedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Comitê de Formação / Comitê de Divulgação CNPL