Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 38

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 39

Strict Standards: Non-static method PhocaGalleryPath::getPath() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/plugins/content/phocagalleryslideshow/phocagalleryslideshow.php on line 40

Strict Standards: Non-static method PhocaGalleryPath::getInstance() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home2/cnplorgb/public_html/cursos/administrator/components/com_phocagallery/libraries/phocagallery/path/path.php on line 36

Fortaleza inicia ciclo de Fóruns de Atualização Sindical

Foi aberto ontem, dia 25 de abril, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, o primeiro dos Fóruns de Atualização Sindical, organizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL e que contou com a presença de dirigentes sindicais de vários estados do Nordeste, região escolhida para dar início ao ciclo de fóruns que percorrerá as demais regiões ao longo de 2013, com o objetivo de oferecer oportunidades de compreensão e análise do cenário atual do movimento sindical, nos aspectos jurídico, político, econômico e social, bem como debater sobre os impactos e perspectivas em relação aos profissionais liberais.

Para Carlos Alberto de Azevedo presidente da entidade maior das profissões liberais, e que representa cerca de 15 milhões de trabalhadores, “estes fóruns são extremamente necessários no tocante a qualificação e atualização de dirigentes sindicais dada a importância da retomada do diálogo entre os trabalhadores profissionais liberais e o governo, especificamente junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, que se encontram praticamente paralisadas, para tratarmos de assuntos de interesse fundamental das diversas categorias liberais tanto no âmbito regional, quanto nacional”, explica o dirigente.


Na visão de Maria Terezinha Oscar Govinatzki, Coordenadora do Comitê de Formação e vice-presidente da CNPL, tanto o profissional liberal, quanto o atual dirigente sindical, têm que estar inserido nos movimentos sociais, econômicos, ambientais, jurídicos e políticos, necessitando ser, portanto, um profissional com uma maior capacitação e conhecimento renovado. Por isso, ao oferecer tanto a formação sindical quanto a capacitação e atualização profissional, a CNPL está promovendo a aproximação e qualificação das bases, aproximação essa necessária para a melhoria do sistema como um todo”, esclarece Maria Terezinha.

 A mesma percepção foi determinante na decisão de participar do fórum segundo explica Crisitina Chaul Barbosa, presidenta em exercício do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará – Sindimóveis-CE, para quem esta iniciativa da Diretoria da CNPL vem de maneira positiva fortalecer os dirigentes de todas as categorias de  sindicatos das profissões liberais, por serem Fóruns com palestrantes de diversas áreas profissionais.


“Vale ressaltar que, muitas vezes nós, dirigentes sindicais, sentimos grande necessidade de falarmos a mesma linguagem em todo o nosso “grande território nacional”. E para que isto possa acontecer, temos a obrigação de estarmos capacitados para representarmos a categoria que nos elegeu. E, através desses Fóruns de Atualização Sindical, oferecido pela CNPL, cria-se  um novo atrativo a todos os dirigentes sindicais, inclusive vindo a fortalecer  os Sindicatos de todas as categorias,  seus dirigentes e consequentemente toda uma  sociedade”, afirmou a presidenta.


Para o presidente do Sindicato dos Administradores do Estado do Ceará, Clóvis Matoso, a realização dos fóruns se reveste da maior importância. “Muitas pessoas iniciam trabalhos na área sindical sem os conhecimentos básicos necessários para o bom exercício da função, sem noções de legislação do trabalho, sem informações sobre o histórico de lutas do movimento sindical e sua relevância para a estabilidade econômica, social e política do País”, asseverou Matoso.

Impacto positivo

No primeiro dia do evento foram realizadas as palestras “Ministério do Trabalho e Normatização para o Movimento Sindical”, proferida por Zilmara Alencar, advogada e consultora especializada em Relações do Trabalho; e “Cenário Político no Brasil e o Movimento Sindical dos Profissionais Liberais”, apresentada por André Santos, Assessor Parlamentar do Diap e da CNPL, que causaram um impacto bastante positivo na plateia.

Em sua palestra Zilmara Alencar teceu um amplo painel das relações entre o movimento sindical das profissões liberais com o MTE, e exortou aos dirigentes presentes uma atuação sindical mais efetiva e atenta aos meandros do arcabouço legal que compõe a legislação trabalhista.

“O bom dirigente sindical é eleito para representar, cuidar e decidir em nome de toda uma categoria e para isso ele tem de estar absolutamente seguro e bem fundamentado no exercício de suas funções e na tomada de decisões. Neste aspecto a realização destes Fóruns de Atualização Sindical constitui-se em uma ferramenta fundamental para moldar um novo perfil de lideranças sindicais sintonizadas com os novos tempos”, exemplificou a consultora.

Já André Santos apresentou uma análise detalhada das relações entre os universos políticos e sindical, com ênfase na necessidade de um posicionamento mais proativo das entidades sindicais no processo de tomada de decisões políticas que digam respeito aos profissionais liberais.

“O dirigente sindical tem de deixar de lado a falsa ideia de que política não é uma atividade fundamental e que só é exercida por aproveitadores. Muito pelo contrário, o não exercício das prerrogativas políticas, inerentes à atividade sindical dificultam e muito a obtenção de conquistas e a consolidação de direitos” preconiza o assessor parlamentar.

Homenagem

Ontem foi comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Contabilista, e estes profissionais foram homenageados pelos participantes do Fórum na pessoa de Manuel Pinheiro, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará, presente ao evento.

Quem também prestigiou a realização do Fórum foi o Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Francisco Ibiapina que parabenizou a diretoria da CNPL pela pertinência  da inciativa.

O Fórum de Atualização Sindical se encerra hoje, dia 26.

Fonte: Assesoria de Imprensa / Comitê de Formação / Comitê de Divulgação CNPL