Abertura do Fórum com direito a homenagem, em João Pessoa

Um auditório repleto de dirigentes de Confederações, Federações, Sindicatos e Centrais de trabalhadores da região Nordeste – e até mesmo da região Norte – prestigiou a abertura do Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, neste dia 20/8, organizado pela CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, no Quality Hotel João Pessoa, e que prossegue até amanhã, dia 21.

Ao recepcionar os dirigentes e trabalhadores presentes ao Fórum, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, fez um histórico da trajetória da entidade, reforçando a força e a importância das profissões e dos profissionais liberais no contexto sócio-político-econômico brasileiro.

“A CNPL, atualmente, possui 28 Federações filiadas, 600 sindicatos na base, que representam 51 categorias profissionais, com cerca de 15 milhões de trabalhadores espalhados por todo o País e que tem na figura da Confederação a sua única e legítima representante, capaz de garantir direitos adquiridos e buscar novas conquistas para um maior e melhor exercício profissional, de acordo com as exigências dos novos tempos”, explicou o dirigente da CNPL.


Ainda segundo Azevedo, “a finalidade desses Fóruns, bem como de todo o trabalho de formação, atualização e qualificação dos dirigentes de entidades representativas e dos próprios profissionais liberais, levado a cabo pela entidade, tem como finalidade maior, além da aproximação com a base sindical, também a busca de um sindicalismo transparente, corajoso e eficiente que retome o protagonismo na formação das políticas públicas e sociais que digam respeito às classes trabalhadoras”, finalizou.

Homenagens

Os sindicalistas paraibanos, tendo a frente a presidente da FNO – Federação Nacional dos Odontolgistas, Joana Batista Oliveira, aproveitou a realização do Fórum para prestar homenagens ao presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo e a colegas sindicalistas do estado.

Carlos Alberto foi agraciado com troféu, medalha e certificado do Mérito Sindical. Já Alissom Paschoal Câmara Torquato e Alessandro Batista Luna, ambos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Cabedelo e ligados à área da Saúde.

Ao justificar a homenagem ao presidente da CNPL, Joana Oliveira ressaltou o apoio incondicional da entidade na conquista de um dos maiores pleitos dos servidores das áreas da Saúde: a obtenção de um piso salarial nacional único para os servidores do SUS – Sistema Único de Saúde.

“A entrada da CNPL nesse processo de luta por uma melhor qualidade na prestação do serviço e na melhoria da remuneração e dos profissionais da saúde tem sido fundamental para que, no âmbito de todos os poderes públicos, os projetos de interesses das categorias de saúde caminhem com mais celeridade e efetividade”, afirmou a presidente da FNO.

Compareceram ao Fórum, o presidente da NCST/PB – Nova Central Sindical dos Trabalhadores na Paraíba, Antônio Erivaldo Souza; Laércio Gonçalves Braga, Diretor de Formação Sindical da Força Sindical na Paraíba, além de uma delegação do SINSEMUC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (RO).

Assessoria de Imprensa / Comitê de Divulgação CNPL