Gestão Sindical em destaque

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, realiza nestes dias 28 e 29/11, no auditório de sua sede, em Brasília o Curso Capacitação em Gestão Sindical, direcionado para o aprimoramento teórico e prático do dirigente sindical, trazendo aos participantes uma grade curricular de grande abrangência e pertinência.

Durante os dois dias do curso serão tratados temas como a compreensão das relações sociais, as taxas assistenciais, fontes e custeio das entidades sindicais, relações institucionais, negociação coletiva e contabilidade sindical.

Dentre os palestrantes convidados o professor e Diretor de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, o subprocurador-geral do Trabalho Aluisio Aldo da Silva Jr., Zilmara Alencar, especialista em relações do trabalho e assessora Jurídica da CNPL, André Santos, assessor parlamentar da CNPL e do DIAP, Maria Cristina Almeida, assessora Jurídica da CNPL, Moacir Bottentuit, assessor Contábil da CNPL e Carlos Cordeiro, responsável pelo setor de Contribuição Sindical da CNPL.

Ao abrir o evento, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ressaltou o papel do dirigente sindical e a permanente necessidade de atualização, qualificação e formação de novos quadros e lideranças sindicais.

Leia mais...

Seminário sobre dívida pública e previdência abre reunião do Conselho Deliberativo e de Diretoria da CNPL

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL realizou, no dia 28/6, no auditório de sua sede, em Brasília, o seminário “A questão da dívida pública, os dilemas previdenciários e os seus impactos junto aos trabalhadores brasileiros”. Foram convidados para proferirem as palestras a auditora fiscal, Maria Lúcia Fatorelli Carneiro, coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, ex-presidente da Unafisco Sindical e Sérgio Wullf Gobetti, economista do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada – IPEA, doutor pela Universidade de Brasília – UnB, ex-secretário de Política Fiscal e Tributária do Ministério da Fazenda. Também compareceu ao seminário o subprocurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, que trouxe a visão do Ministério Público e da Justiça do Trabalho em relação à defesa dos trabalhadores.

“A apresentação desse seminário vem manter a tradição de a diretoria da CNPL, no âmbito de suas discussões internas, debater e oferecer propostas e soluções para os graves problemas que afligem o conjunto da sociedade brasileira seja no campo econômico, político, ético ou social. Faz parte da tradição histórica e do protagonismo inerente ao movimento sindical, chamar para si a responsabilidade de compor a vanguarda das lutas pelo trabalho decente, contra o trabalho escravo, contra o trabalho análogo a escravidão e contra a exploração do trabalho infantil. Cumpre também, ao movimento sindical, o monitoramento e a cobrança permanente por políticas sociais justas e progressistas. Por isso confio que estamos cumprindo e defendendo esses preceitos ao trazermos para o seio da CNPL eventos que permitam a atualização, capacitação, formação e qualificação dos representantes laborais”, destacou o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo ao recepcionar os participantes do evento.

Leia mais...

CNPL participa da Cúpula Social do MERCOSUL

Sob o tema “Avançar no MERCOSUL com mais integração, mais direitos, mais participação”, está sendo realizada a 18ª edição da Cúpula Social do MERCOSUL, sediada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, durante os dias 14, 15 e 16 de julho de 2015.

A Cúpula Social acontece no marco da Presidência Pro Tempore do Brasil no MERCOSUL, por tanto conta com o apoio operacional e institucional da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Além de contar com organizações brasileiras, o evento terá também participantes da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Brasil já foi sede de quatro edições anteriores: em 2006 (Foz do Iguaçu), 2008 (Brasília), 2010 (Salvador) e 2012 (Brasília). Cada um desses eventos contou com a participação de mais de 400 participantes, de toda a região, do Brasil, dos países membros e dos países em processo de adesão.

A programação está dividida em três eixos:

- O primeiro é “Mais Integração”, que terá três paneis: Avanços e limites do processo de Integração atual e o modelo que queremos; Futuro do MERCOSUL: Nosso desafio; e Livre Circulação, Participação Social e Estatuto da Cidadania no MERCOSUL.

Leia mais...

Cursos e Fóruns da CNPL percorrem o Brasil

O programa de Capacitação da CNPL, voltado para a formação, atualização e qualificação dos dirigentes sindicais e dos profissionais liberais vem cumprindo o papel de percorrer o País e colocar a entidade em linha direta com os trabalhadores e suas Federações e Sindicatos da base e vai oferecer ao longo de todo o ano de 2015, em todas as regiões brasileiras, diversos cursos, fóruns e seminários, que podem ser realizados em parcerias com as entidades filiadas, bastando para tanto solicitação à CNPL, através do site www.cnpl.org/cursos , ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

“As carências são tão profundas, as urgências são tamanhas, que no entendimento da CNPL, formar novas lideranças sindicais é uma tarefa inadiável e indelegável, mas sem esquecer também do processo permanente de qualificar, capacitar e atualizar os atuais dirigentes sindicais das profissões liberais, para que estes disponham de novas ferramentas que os auxiliem na difícil tarefa de bem representar o trabalhador com eficiência, transparência e dignidade”, explica Maria Terezinha Oscar Govinatski, vice-presidente da CNPL e Coordenadora do Comitê de Formação da entidade.

Leia mais...

O universo do trabalho em perspectiva

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, realizou no dia de ontem (29/6),em sua sede, em Brasília, o Seminário “O Universo do Trabalho em Transformação: O que o Futuro nos Reserva?”, que fez parte das atividades relacionadas à Reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

O presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, saudou os presentes, dirigentes de Confederações, Federações e Sindicatos de todo o Brasil, e ressaltou a importância de se discutir o sindicalismo e as relações de trabalho através de pautas que tenham sempre o trabalhador como personagem principal.

“É papel preponderante do movimento sindical, através de seus dirigentes, nesse momento de profunda transformação pelo qual passa o universo do trabalho, apontar sempre aos seus representados o caminho da qualificação, da atualização e da capacitação como caminho seguro para o crescimento profissional. A CNPL vem trilhando esse caminho com determinação, buscando ampliar as parcerias que proporcionem alcançar esse objetivo”, disse Azevedo.

Presente na abertura do evento, o coordenador nacional do FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores (entidade que congrega as Confederações Nacionais de Trabalhadores), Lourenço Ferreira do Prado, analisou o avanço, que qualificou como quase surreal, pelo qual o mundo do trabalho vem passando.

Leia mais...

Teve início hoje, Curso sobre Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho

Teve início hoje, 11/2, às 9h, com término às 18h, no auditório da CNPL, em Brasília, o Curso de Atualização em Negociação Coletiva de Trabalho, voltado para dirigentes de entidades representativas de trabalhadores, ministrado pela assessora jurídica da CNPL, Maria Cristina de Almeida.

]Maria Cristina Almeida é advogada especializada em Direito Trabalhista e Negociação Coletiva de Trabalho, e durante sua palestra abordará conceitos de legislação na negociação e seus aspectos legais, dando ênfase sobre as formas de negociar, os dissídios e as convenções coletivas de trabalho.

“Dentro da proposta do curso, vamos tratar de um tema bastante polêmico que é a negociação coletiva e que vem sendo exigido das entidades sindicais, através do posicionamento do Judiciário e do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, os sindicatos devem cumprir o seu papel e promover as negociações coletivas em nome das categorias representadas, como pede a lei”, disse a assessora.

Leia mais...