Generic selectors
Somente termos específicos
Buscar em títulos
Buscar em conteúdo
Post Type Selectors

Voto Consciente – Votar para Mudar

Outras notícias

...

Sem acordo, sindicatos encerram negociações sobre piso salarial da enfermagem na rede privada

Rodada de negociações Cada instituição agora fará acordos com os profissionais de enfermagem. A última rodada de negociações para debater…

CNPL promove reunião da Diretoria Plena

A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, reuniu, na tarde do dia 17/4, de forma virtual, a sua Diretoria…

Órgão setorial da AGU recomendou que ministério retirasse sindicalização do PLP 12/2024

A Consultoria Jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), que assessora o Ministério do Trabalho, recomendou que a pasta excluísse a…

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço O…

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) segue em pleno vapor com a campanha “Voto Consciente – Votar para Mudar”. Nesta edição, a campanha reitera a necessidade de o eleitor conhecer o histórico dos candidatos para que se tenha plena autonomia no exercício da cidadania, por meio do voto consciente. Os recentes episódios de corrupção eleitoral nos planos federal e estadual reforçam essa convicção do voto como forte instrumento de transformação do Brasil.

A cartilha “Eleições Gerais 2018 – Orientação a Candidatos e Eleitores” do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), reforça a bandeira central da campanha da CNPL, de que nesta eleição, assim como deveria ter sido nas anteriores, o exercício da cidadania, mediante o voto, deve sempre acontecer de forma consciente. Os candidatos devem merecer o apoio e voto por seus compromissos de campanha, inclusive os que já detêm mandato, por suas gestões, atitudes, comportamentos e votos no exercício das funções públicas. Atributos físicos, boa oratória ou distribuição de favores, bens ou dinheiro não podem, nem devem orientar o voto consciente.

Antes do ato de votar, que consiste em entregar a outras pessoas o direito de decidir, o eleitor precisa: a) saber se o candidato é honesto; b) conhecer a história dele, candidato; c) examinar seu programa de governo ou plataforma de campanha; d) saber o que ele pensa e o que pretende fazer depois de eleito; e e) procurar saber quem são seus doadores de campanha.

O voto deve ser livre, soberano e independente e recair sobre pessoas que os eleitores consideram capacitadas técnica, ética, política e moralmente para representá-los, tanto no Congresso Nacional (Câmara e Senado) e nas Assembleias Legislativas – onde terão a missão de fazer leis, fiscalizara aplicação do dinheiro dos impostos e formular políticas públicas – quantono Poder Executivo (Presidência da República ou nos Governos Estaduais), administrando o orçamento em favor da população.

Para ajudar na busca de informações qualificadas sobre os candidatos, recomenda-se o acesso aos seguintes sites (portais) na internet:

Tribunal Superior Eleitoral
Portal Câmara dos Deputados
Senado Federal
Transparência Brasil
Contas Abertas 
Blog de política
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Congresso em Foco
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)12
Voto Consciente
Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) 
Centro Feminista de Estudo e Assessoria (CFEMEA)

O TSE também disponibiliza aplicativos para smartphones com os dados dos candidatos. Aplicativo “candidaturas”.

Candidaturas – Permite que o eleitor acompanhe o seu candidato e acesse informações como nome, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e o link para o site do candidato. O dispositivo também exibe os dados da prestação de contas dos políticos.

IOS https

Android 

Fonte: Cartilha ‘Eleições Gerais 2018 – Orientação a Candidatos e Eleitores’ do Diap

 

]]>